Turismo

Embora não haja uma definição única do que seja Turismo , as Recomendações da Organização Mundial de Turismo / Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo , o definem como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer , negócios e outros." 

Turista é um visitante que desloca-se voluntáriamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro . 

Entre 1950 e 1973 começa-se a falar de “boom” turístico. O turismo internacional cresce a um ritmo superior ao de toda a sua história . Este desenvolvimento é consequência da nova ordem internacional, da estabilidade social e desenvolvimento da cultura do ócio no mundo ocidental . Nesta época se começa a legislar sobre o setor. 

A recuperação econômica, especialmente da Alemanha e do Japão , elevou os níveis de renda destes países e fez surgir uma classe média estável que começou a interessar-se por viagens . A chamada sociedade do bem-estar , uma vez com as suas necessidades básicas atendidas, passa a ter outras demandas, dentre elas o interesse de viajar e conhecer outras culturas.

Por outra parte, a nova legislação trabalhista adotando a semana inglesa de cinco dias de trabalho , a redução da jornada de 40 horas semanais , a ampliação das coberturas sociais (aposentadoria, desemprego e invalidez), potencializaram o desenvolvimento do ócio e do turismo. 

Também estes foram os anos em que se desenvolveram os grandes núcleos urbanos e se evidenciou a massificação . Nesse contexto surge também o desejo de evasão, para escapar da rotina das cidades e descansar as mentes da pressão. 

Nestes anos se desenvolve a produção de carros em série, o que permite acesso cada vez maior a população deste bem. A construção de mais estradas seguiu o ritmo e permitiu um maior fluxo de viajantes. A evasão é substituída pela recreação , o que se supõe um golpe definitivo para as companhias navais, que se vêem obrigadas a destinar seus barcos aos cruzeiros.

Todos estes fatores nos levam a era da estandardização, padronizando os produtos turísticos. Os grandes operadores turísticos lançam ao mercado milhões de pacotes idênticos. Na grande maioria utiliza-se de vôos charter, que barateiam o produto e o popularizam. No princípio dos anos 1950 havia 25 milhões de turistas, e em 1973 já havia 190 milhões.

Essa etapa também se caracteriza pela falta de experiência, o que implica em consequências, como a falta de planejamento (se constrói sem fazer nenhuma previsão mínima da demanda ou dos impactos ambientais e sociais que se podem surgir com a chegada massiva de turistas) e o colonialismo turístico (existe uma grande dependência dos operadores estrangeiros estadunidenses, britânicos e alemães fundamentalmente).

Na década de 1970 a crise energética e a consequente inflação , especialmente sentida no setor dos transportes , ocasionam um novo período de crise para a indústria turística que se estende até 1978 . Esta recessão implica uma redução da capacidade de abaixar os custos e preços para propor uma massificação da oferta e da demanda.

Na década de 1980 o nível de vida volta a elevar-se e o turismo se converte no motor econômico de muitos países. Esta aceleração do desenvolvimento ocorre devido à melhoria dos transportes com novos e melhores aviões da Boeing e da Airbus , trens de alta velocidade e a consolidação dos novos charter.

Nestes anos se produz uma internacionalização muito marcante das grandes empresas hoteleiras e das operadoras. Buscam-se novas formas de utilização do tempo livre ( parques temáticos , deporte, resorts , saúde,…), aplicando ainda mais técnicas de marketing . O turista tem cada vez mais informação e maior experiência, buscando novos produtos e destinos turísticos, o que gera uma forte competição entre eles.

A possibilidade de utilização de ambientes multimedia na comunicação transformaram o setor, tornando o design dos produtos, a prestação do serviço e a comercialização de uma maneira mais fluida.

Na década de 1990 ocorre grandes acontecimentos, como a queda dos regimes comunistas europeus , a Guerra do Golfo , a unificação alemã , a guerra da Bósnia , que incidem de forma direta na história do turismo. Trata-se de uma etapa de amadurecimento do setor que seguiu crescendo, sendo que de uma maneira mais moderada e controlada.

Os significativos problemas desta época ocasionaram limitações à capacidade receptiva, gerando a necessidade de adequar a oferta à demanda existente. Empenhou-se no controle de capacidade de carga dos ambientes patrimoniais de importância históricos e diversificou-se a oferta de produtos e destinos.

Houve ainda a percepção da multiplicidade da demanda, aparecendo novos perfis de turistas que exigiam uma melhor qualidade.

O turismo entra como parte fundamental da agenda política de numerosos países, que desenvolveram políticas públicas focadas na promoção, planejamento e na sua comercialização, como uma peça chave do desenvolvimento econômico. Melhorou-se a formação e desenvolveu-se planos de educação especializada, com o objetivo de alcançar um desenvolvimento turístico sustentável, mediante a captação de novos mercados e a regulação das altas e baixas estações.

Também há as políticas a nível supranacional que consideram o desenvolvimento turístico como elemento importante, como o Tratado de Maastricht em 1992 (livre tráfego de pessoas e mercadorias , cidadania europeia) e em 1995 a entrada em vigor Schegen em que se eliminam os controles fronteiriços nos países da União Europeia.

Ocorre novamente um barateamento das viagens por via aérea por conta das companhias de baixo custo ( Low cost ) e da liberação das companhias em muitos países, levando à feroz competição entre elas. Esta liberalização afeta a outros aspectos dos serviços turísticos, como a gestão de aeroportos.

 


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