Cenário Atual


Após a revolução tecnológica, com uso de fertilizantes, defensivos e sementes melhoradas pela genética, houve uma divisão clara nos modos de produção; ficando o modelo antigo e conservador, representado pela agricultura familiar nas pequenas e médias propriedades, e o agronegócio, nas médias e grandes propriedades, tornando o país um importante produtor e exportador de alimentos. Tudo isso se deve, em muito, ao trabalho desenvolvido pela EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) e EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

A atividade cotempla a produção de insumos, a agropecuária, agroindustria e a comercialização, sendo a logística o maior entrave para garantir o escoamento da produção. De igual forma com o que acontece nos outros setores da economia, não houve o planejamento, nem tampouco investimentos indispensáveis na infraestrutura de transportes.

Diversos produtores rurais, a exemplo de agricultores irrigantes, caprinocultores, ovinocultores, cacauicultores, e pecuristas, estão enfrentando problemas com logística. Carga tributária alta, licenciamento ambiental, falta de frigoríficos adequados, endividamento, pragas, transporte, armazenamento e estruturas de comercialização, são os maiores entraves ao desenvolvimento rural sustentável no Brasil, na Bahia não é diferente.

O Governo da Bahia, em vários gestões, através de programas como o “Produzir”, conseguiu alcançar as pequenas comunidades rurais. Foi ampliada a oferta de tratores e agroindustrias - como casas de farinha, casa do mel e microusinas de leite, além de  sistemas simplificados de abastecimento de água, serviço de eletrificação rural e muitas outras ações pontuais.

Já o Governo Federal, através do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), em várias gestões, também apoia os produtores rurais no financiamento destes equipamentos, além de outros de maior monta, como mercado do produtor, galpão de beneficiamento de frutas, fecularia de mandioca e usina de biodiesel.

Não temos dúvida de que estas ações, aliadas ao financiamento rural adequado, minoraram os problemas no campo. Mas não foi capaz de conceder melhores padrões de sobrevivência ao cidadão do campo.


IMPORTANTE:
Não deixe de fazer suas críticas e sugestões na sessão “OPINIÃO”, afinal, a grande diferença da democracia para a ditadura, é a liberdade de pensamento e expressão.

Dê a sua sugestão, seja para retirar parte do texto, acrescentar, fique a vontade para expressar a sua opinião, mesmo que contrária.

Em “Cenário Atual” você  pode enviar novas fotos e fatos.

Em “O que pode ser melhorado”, não deixe de expressar suas idéias.