10/08/2007 17:32

Educação de qualidade motiva professores e alunos a crescer em Governador Mangabeira

A prefeitura de Governador Mangabeira, através da Secretaria Municipal de Educação realizou na última quinta-feira, dia 11, no Centro Cultural Antonio de Souza, o rateio dos recursos do Fundef (Fundo de Manutenção para o Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). Foram repassados R$ 187.701,25 para professores, gestores, coordenadores pedagógicos, diretores e vice das escolas municipais do ensino fundamental de 1º à 4º e 5º à 8º séries. A divisão foi feita entre 189 servidores municipais, cabendo além do salário de 12 meses, 13º salário, 1/3 de férias um abono para cada um de cerca de R$ 1.095,00 de abono, de acordo com o período de serviço no ano letivo. Estiveram presentes ao evento, o prefeito Antonio Pimentel, o vice Marcelo Pedreira, o Secretário de Educação Luis Antonio Lima, a presidente do Conselho de Acompanhamento do Fundef, professora Maria das Dores, além de vereadores, professores e coordenadores pedagógicos.

Educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. No município de Governador Mangabeira, localizado no Recôncavo Sul a educação tem avançado bastante nos últimos 06 anos, mesmo assim o prefeito Antonio Pimentel informa que ainda há muito para ser feito. Em sua palestra, Pimentel, que além de, ter formação de ensino médio de Desenhista Arquitetônico pelo Liceu Salesiano do Salvador, Graduação em Agronomia pela UFBA, Mestrado em Engenharia do Solo pela mesma Universidade e atualmente pós-graduando em Auditoria Governamental pela UCSAL até ser Prefeito em janeiro de 2001, foi Professor do Ensino Fundamental (Educação artística), do Ensino Médio (Química, biologia e programas de saúde), do Ensino Superior (Construções Rurais, Desenho Técnico e Física) como Professor Substituto da Escola de Agronomia em Cruz das Almas – Ba, chamou atenção da responsabilidade dos servidores da educação e da importância da qualidade dos serviços oferecidos ao público, no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) municipal, no fortalecimento do comércio local e a luta para reduzir as desigualdades através da melhoria da qualidade do ensino e do equilíbrio financeiro da Prefeitura.

REFLEXÃO - O vice-prefeito Marcelo  Pedreira pediu aos servidores que façam uma reflexão desse novo modelo de gestão que valoriza as pessoas, respeita o dinheiro da população, a criação do plano de cargo e carreira do magistério público, a merenda escolar de qualidade (com o acompanhamento de uma nutricionista, houve significativo aumento da qualidade e quantidade da merenda escolar, além do uso de produtos regionais), o transporte eficiente (17 ônibus fazendo o transporte escolar em todo o município) e a valorização dos professores.

Para o secretário Luis Antonio Lima, a importância da educação está na qualidade de mudança na vida do cidadão, principalmente os mais carentes, oportunizando a inclusão social tendo em vista o desenvolvimento de um ensino com qualidade social. Já o Coordenador Pedagógico Alex Sandro da Conceição Brandão, “houve um crescimento por causa da aplicabilidade correta dos recursos, sempre buscando a melhor qualidade educacional. Melhorou a infra-estrutura das escolas, assim como o acompanhamento pedagógico e o incentivo à qualificação de professores. Isso tudo está atrelado ao planejamento da Secretaria de Educação”. A vice-presidente do Conselho do Fundef, Norma Lucia da Silva Leite disse que esse rateio é um resíduo proveniente das matrículas anteriores, e “um esforço dos professores que tem com os alunos, dedicando na formação deles para que mais tarde eles venham a ser uma professora como eu ou um cidadão de bem ”.

INVESTIMENTO - Governador Mangabeira tem 33 escolas do ensino infantil e fundamental com 5.036 mil alunos e 205 professores. Houve uma queda de 10% do índice de analfabetismo e 5% na repetência escolar. Essa queda deve-se aos maiores investimentos na educação nestes 06 anos de um novo modelo de administrar, com programas de educação de jovens e adultos, fardamento escolar gratuito, formação de professores de nível superior em convênio com duas entidades, uma à distância e outra presencial. O município conta hoje com duas escolas de quinta a oitava séries oferecendo laboratório de informática, quadra poliesportiva e um grupo motivado de servidores.

INFRA-ESTRUTURA - No CEAG – Centro Educacional Angelita Gesteira (5º à 8º série) na sede, existem 12 salas de aulas, além de salas de professores, secretaria, diretoria, coordenadoria, informática (com 24 computadores com acesso a Internet servindo a escola e a comunidade. São 90 alunos da comunidade que participam dos cursos com duração de seis meses), leitura, CPD, 04 sanitários para alunos e professores, almoxarifado e arquivo morto. Os alunos que, algumas vezes, quebram as carteiras, eles mesmos consertam, pois há uma orientação e um trabalho de conscientização e preservação do bem público, revela a vice-diretora Noralice Rodrigues de Jesus. As sobras da madeira são reaproveitadas para construção de brinquedos. Existe no local uma horta em parceria com a Votorantin energia e o Canal Futura, uma área que serve de refeitório e a cozinha. No CEPAPV – Centro Educacional Professor Agnaldo Viana (5º à 8º série) no distrito de quixabeira, existe a mesma infra-estrutura para nuclear os alunos advindos de 31 pequenas escolas (infantil e 1º à 4º série) de 2 à 5 salas espalhadas nas 31 localidades do município. Hoje 10 das 33 escolas já estão no padrão, tinta óleo 1,70m, o restante tinta acrílica, cozinha e banheiros organizados, móveis e utensílios adequados às exigências educacionais, as 23 restantes estão em estado mediano, porém até o final do governo em dezembro de 2008 todas as escolas da rede estarão no nível desejado.

PARCERIA - A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer tem parceria com as associações de moradores e produtores rurais. A prefeitura repassa recursos às associações (de 280,00 à 480,00) e eles ajudam na manutenção das escolas. Uma forma de descentralizar a gestão dos recursos públicos. Existe ainda escola de música com 30 alunos freqüentando, breve será formada a filarmônica da cidade. Uma escola de esporte conta com 300 alunos com idade de 7 a 17 anos participando com futsal e futebol de campo. No Parque Ecológico a comunidade e os alunos, fazem caminhadas nos dois quilômetros de pista do local, além de terem aulas de conscientização ambiental, que tem ainda três quadras de esportes e dois campos de futebol. São 10 hectares de área verde e já está sendo concluído um ginásio de esportes.

—————

Voltar