Meio Ambiente

Mais recentemente, diante da intensa pressão internacional, o Brasil, tem criado as estruturas administrativas - ministério, secretarias estaduais, municipais, autarquias. Etc - necessárias a executar as políticas de proteção, preservação e recuperação de áreas degradadas do meio ambiente. A negligencia de tantos anos fez com que a Mata Atlântica fosse reduzida à 8% da cobertura original; o cerrado vem sendo ocupado em sua grande parte pelo agro-negócio e a Amazônia tem sido vitimada pelas queimadas, pecuária e exploração ilegal de madeira, responsável pelo desflorestamento de cerca de 13% do seu tamanho original.

Mais não é só o desmatamento, a ponta mais visível deste desastre ambiental, que contribui para este trágico problema. O lançamento de esgotamento sanitário e industrial nos rios e mares, o uso indiscriminado de defensivos agrícolas, a disposição de lixo doméstico e hospitalar em lixões, entre outras formas de agressão ao meio ambiente, têm levado nosso país a uma condição de descrédito internacional. 

Entre tantas notícias ruins, ocorrem reações que podem ser animadoras à Caminhão carregado com carvão vegetal produzido com madeira de mata nativa em Bom Jesus da Lapa - BAmedida que representam um primeiro passo na longa caminhada para se alcançar o desenvolvimento sustentável; a exemplo da reorganização das estruturas ambientais na esfera federal, estadual e municipal, da instituição de conselhos ligados ao meio ambiente em cumprimento a agenda 21.

O que é a Agenda 21 
É um conjunto de resoluções tomadas na conferência internacional Eco-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro em junho de 1992. Organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), contou com a participação de 179 países e resultou em medidas para conciliar crescimento econômico e social com a preservação do meio ambiente. Na Agenda 21, cada país definiu as bases para a preservação do meio ambiente em seu território, possibilitando o desenvolvimento sustentável.

Principais temas tratados na Agenda 21

- Combate à pobreza.
- Cooperação entre as nações para chegar ao desenvolvimento sustentável.
- Sustentabilidade e crescimento demográfico.
- Proteção da atmosfera.
- Planejamento e ordenação no uso dos recursos da terra.
- Combate ao desmatamento das matas e florestas no mundo.
- Combate à desertificação e seca.
- Preservação dos diversos ecossistemas do planeta com atenção especial aos ecossistemas frágeis.
- Desenvolvimento rural com sustentabilidade.
- Preservação dos recursos hídricos, principalmente das fontes de água doce do planeta.
- Conservação da biodiversidade no planeta.
- Tratamento e destinação responsável dos diversos tipos de resíduos (sólidos, orgânicos, hospitalares, tóxicos, radioativos).
- Fortalecimento das ONGs na busca do desenvolvimento sustentável.
- Educação como forma de conscientização para as questões de proteção ao meio ambiente.

O certo é que, com muita dificuldade, as metas terão que ser alcançadas. Programas como o estadual Bahiazul, de despoluição da Baía de Todos os Santos ou o federal, de revitalização do Rio São Francisco, são exemplos de que já estamos modificando a maneira de encarar o problema.

 


IMPORTANTE:
Não deixe de fazer suas críticas e sugestões na sessão “OPINIÃO”, afinal, a grande diferença da democracia para a ditadura, é a liberdade de pensamento e expressão.

Dê a sua sugestão, seja para retirar parte do texto, acrescentar, fique a vontade para expressar a sua opinião, mesmo que contrária.

Em “Cenário Atual” você  pode enviar novas fotos e fatos.

Em “O que pode ser melhorado”, não deixe de expressar suas idéias.